21/06/2014

Como Lidar e Enfrentar a Timidez!


Quem é ou já foi tímida aqui levanta a mão. Timidez é uma característica que influencia e muito nas nossas vidas, atitudes e dia á dia. Sei muito bem como é isso pois a algum tempo atrás eu era extremamente tímida de deixar de fazer as coisas por vergonha, ficava me sentindo estranha quando andava na rua quando percebia que tinha pessoas me olhando, evitava falar pois tinha medo de dizer algo errado ou nada a ver com tal situação e que as pessoas que estavam ao meu redor me criticassem, sim eu fui assim! Quem de vocês já se sentiu assim também?

Claro que ainda sou tímida mas muito muito menos, hoje em dia tento dá o máximo de mim para encarar tudo como deve ser, sem ter medo. Sei que lidar com a timidez não é tarefa nada fácil, o tímido tem medo de expressar qualquer atitude, palavra que seja para que assim não possa ser criticado ou julgado por opiniões alheias. Confesso que apesar de ter superado muitas coisas ainda, tem certas coisas que ainda não faço hehe.



Eu era o tipo de pessoa boazinha de mais que sempre quando pediam algo sempre tinha medo de dizer não pois achava que dizendo essa palavra "Não" a pessoa poderia não gostar de mim. Ainda sou boazinha com as pessoas (rsrs) mas quando vejo que algo foge da minha opinião ou dos meus princípios, eu simplismente bato o pé no chão e rebato com minha opinião e não abro mão dela mesmo sabendo que existirão pessoas que não irão concordar.

Acredito que quanto mais velhos ficamos mais perdemos a timidez e mais nos damos conta de quanto nossa opinião é necessária para o nosso próprio bem. Ma existem aquelas pessoas que não conseguem e precisam daquela ajudinha para ter a auto-confiança para poder expressar o seu verdadeiro "eu". Por isso resolvi dar algumas dicas, para quem se identificou com cada palavra escrita nesse texto, de como superar e deixar as opiniões alheias não te influenciarem. Vamos Conferir?!



Os motivos que levam a pessoa a ser tímida são basicamente: auto-avaliação negativa (você se vê como se fosse inferior a outras pessoas) e auto-preocupação (preocupação com que os outros pensam de você), baixa auto-estima, complexo de inferioridade. Para que essa situção seja revertida é necessário primeiramente que você queira mudar essas atitudes que só atrapalham. Tente focar em outras coisas, esqueça o que as pessoas pensam sobre você.

Como lidei com minha timidez?
- Comecei a confiar mais em mim e parei de me preocupar com opiniões que não afetariam e nem mudariam minha vida;
- Quando conversar com uma pessoa é importante manter seus olhos nos olhos de quem você conversa, essa é uma atitude muito importante assim você começa a confiar mais no que diz e passa confiança com quem conversa, hoje dia não consigo mais conversar com uma pessoa sem olhar nos olhos dela isso me passa confiança e segurança no que digo. No começo não foi fácil pois a timidez fica tentando te impedir mas nada que a pratica para mudar isso, então se pegar tentando desviar o olhar fala para si próprio na sua mete para manter o olhar fixo, só assim você conseguirá mudar sua atitude;
- Se amar acima de tudo, se sentir bonita, bem e não menos que qualquer outra pessoa;
- Aceitar as criticas da melhor forma possível, como algo que apenas está fazendo você crescer como pessoa e não como se fosse o fim de tudo;
- Dizer "não" quando for necessário, nem sempre irá agradar a todos mas você se sentirá melhor e mais confiante;
- Acreditar que você é capaz de fazer o que deseja, hoje em dia pra mim nada é impossível tudo que eu quero eu vou atrás para conseguir;
- Converse com as pessoas, puxe assunto. Sei que essa não é uma tarefa nada fácil pois ainda me sinto um pouco acuada com ela, mas se não tentarmos nunca vamos conseguir, então sempre que sei que posso dar conta do assunto eu o puxo e converso numa boa.

Essas são as atitudes que pratiquei e que deram super certo pra mim, claro ainda sou tímida mas sei que já posso lidar com certas situações que não conseguiria antes. Então se você quer sair desse mundo em que te faz se isolar, pratique e não tenha medo de enfrentar pois o importante é ser feliz.


Você já enfrentou a timidez?? O que você fez para conseguir??
Vou gostar de saber um pouco da sua história, então não tenha medo de contar!

Beijoss

Sigam-me nas Redes Sociais


10 comentários:

  1. Oi!! Tudo bem? Vi que você está no grupo das blogueiras, se tiver interessada em design para seu blog, fale comigo! Sou designer de blog e faço templates personalizados por um preço super acessível. Você escolhe as cores e todos os outros detalhes que quiser. Se tiver interesse, entre em contato comigo pelo meu blog! Lembre-se, além da propaganda, a IMAGEM é a alma do negócio. Beijinhoss
    http://sirenadesign.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii linda, faz pouco tempo que mudei meu design. Mas obrigada por me informar qualquer coisa falo com você sim para fazer orçamento. Beijoss

      Excluir
  2. Muito boas suas dicas!
    Eu jah fui bastante tímida, principalmente na adolescencia, mas hoje em dia sei lidar melhor com isso, é uma luta interna pra qm é tímido, soh quem jah foi ou é pra entender neh...

    Beijo
    http://vestidasdeluz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gosto! Pois é só quem é tímido ou j´s foi para entender essa luta.
      Beijoss Volte sempre!

      Excluir
  3. Sou muito tímida e sofri muio com isso, a gente vai superando... rs
    Adorei suas dicas! *--*
    claqueterosa.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, linda! É uma superação constante.
      Beijoss, volte sempre!

      Excluir
  4. Muito bem elaborado o post, adorei as dicas. Eu sou uma pessoa bem tímida, mas estou aprendendo a lidar com isso e essas dicas me ajudaram muito.
    Gostei do seu blog e já estou seguindo
    Abraços
    www.poisoncolored.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onwt Gabriel muitoo obrigada! Que bom que gostou. Quando você começar a se soltar você verá que se sentirá melhor consigo mesmo, mais isso é aos poucos não tente forçar nada tudo vai acontecer devagar e naturalmente, claro tendo sempre aquela pratica e um pouco de esforço próprio.
      Beijos, volte sempre!

      Excluir
  5. Olá Milla, tudo bom?
    Acabei de conhecer o seu blog, já estou seguindo!!
    Nossa, gostei demais! deve ter ajudo muitas meninas tímidas, pena que eu já sou extrovertida até demais.
    estou esperando a sua vista no meu blog qualquer dia, desejo muito sucesso para o seu! um super beijo:*

    www.fashionwithmyh.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Linda, tudo sim! Que bom que gostou *-* Queria muito ser assim bem extrovertida kkk, sorte a sua!
      Pode ter certeza que vou lá sim, adorei sua presença aqui. Volte sempre, sucesso pra você também!!
      Beijoss

      Excluir

© RM Desing - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tema Base: Butlariz.
imagem-logo